Quem sou eu

Minha foto
Asiático, violinista e sonhador.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Juventude e Drogas

Abordar esse assunto é muito dificil. Principalmente sem ser moralista demais ou glorificar as drogas. Falar dela de um jeito realista como se tivesse sentido na pele! E também mostrar a sensação de chegar no fundo do poço. Vou colocar a resenha de alguns filmes que tratam bem desse assunto e falam da adolescência nos anos 90!

























Kids(1995) é um filme escrito por Harmony Korine e dirigido por Larry Clark. Retrata o cotidiano de um grupo de adolescentes em New York. Além das drogas, aborda temas como promiscuidade, Aids e violência. Na época falavam muito desse filme na minha escola. Até o dia em que minha irmã mais velha alugou e pude assistir. Depois de ver fiquei impressionado!






















Trainspotting(1996) é um filme que conta a vida de um grupo de jovens viciados em heroína em Edimburgo (Escócia). Baseado no livro de 1993 escrito por Irvine Welsh, adaptado para o cinema por Danny Boyle. Não faz muito tempo que assisti esse filme. Mas gostei muito!

"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma televisão enorme. Escolha lavadoras de roupa, carros, CD players e abridores de latas elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo e plano dentário. Escolha uma hipoteca a juros fixos. Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos. Escolha roupas esporte e malas combinando. Escolha um terno numa variedade de tecidos. Escolha fazer consertos em casa e pensar na vida domingo de manhã. Escolha sentar-se no sofá e ficar vendo game shows chatos na TV enfiando porcaria na sua boca. Escolha apodrecer no final, beber num lar que envergonha os filhos egoístas que pôs no mundo para substituí-lo. Escolha o seu futuro. Escolha viver."


























Bicho de Sete Cabeças (2000) dirigido por Laís Bodanzky, e com roteiro de Luiz Bolognesi baseado no livro auto-biográfico "Cantos dos Malditos" de Austregésilo Carrano Bueno. Esse filme conta a história de um jovem de São Paulo que é internado num manicômio pelo pai por usar drogas. Mostra bem mais a realidade brasileira.



Mudei meu blog para contéudo adulto para postar esse clipe! Nele a cenas de nudez já vou avisando!

Prodigy - Smack my Bitch Up

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vingança

"Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais."

Essa é a definição de vingança segundo a Wikipédia. Hoje em dia eles falam de vingança com outras palavras. Sempre que escuto a palavra "retaliação" me lembra guerra ou terrorismo. Naquelas notícias tipo "Israel ataca a Palestina em retaliação ao atentado com carro bomba e outros ataques suicidas". Já em noticiários sensacionalistas, o comum é substituírem por "acerto de contas". Fulano foi morto e a policia suspeita que a causa do crime foi acerto de contas! A vingança meio que se confunde com a justiça "O senso primitivo do justo" como disse a filósofa Martha Nussbaum.

Lembro na escola quando ensinaram sobre o Código de Hamurabi, mais precisamente sobre a Lei de talião (dai vem a palavra retaliação) onde consistia a máxima "olho por olho dente por dente"! A professora tinha dado um exemplo do tipo se fulano tacar uma pedra em você, pela lei de talião, meu direito era tacar uma pedra nele de volta. Na época me pareceu uma coisa justa "pagar na mesma moeda". Mas depois me convenceram que antigamente a justiça não era cega como hoje, que ela não ve sexo, raça, trabalho, credo religioso e convicções políticas! Bom, não vou falar de anarquismo agora. Afinal, a Deusa Themis está vendo... ops ouvindo tudo!



























No Japão feudal os samurais mantinham a honra de sua familia ou clã através do katakiuchi (敵討ち), assassinato vingativo. Na máfia italiana eles denominavam Vendetta como a guerra entre famílias. Mas Vendetta, que significa vingança mesmo, era usada desde a Idade Média era uma sequência de ações e contra-ações motivadas por vingança que são levadas a cabo ao longo de um extenso período de tempo por grupos que buscam justiça. Popularmente conhecido por "rixa"!!

Se pensarmos bem, muitos heróis dos quadrinhos são motivados pela vingança! O Batman, tirando o da série dos anos 60 que era meio viadinho, sempre perseguiu criminosos mais pela vingança, do que para ajudar os indefesos. O Justiceiro, que sempre buscou fazer justiça com as próprias mãos (sem trocadilhos). Homem-Aranha, Wolverine, Blade... Parece que a vingança é um bom motivo para largar tudo e dedicar a vida em função dela. Como o "V" do HQ dos anos 80 "V de Vingança" (foto)



























Quando penso em vingança já me vem a cabeça Quentin Tarantino. Os filmes dele, não só tratam dela, mas no prazer de prática-la. Em Kill Bill conta a saga da noiva em busca de vingança e da filha. Também é tema em Pulp Fiction, À prova da Morte, O Albergue. Esses dias assisti o último filme dele " Bastardos Inglórios". Para variar fala não só de vingança, mas uma vingança histórica! Soldados judeus-americanos se juntam no objetivo de "pagar na mesma moeda" as torturas causadas pelos nazistas durante a guerra. Eles não apenas matam, mas torturam e com prazer! Digno de um filme do Tarantino.