quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Canon in D - Pachelbel
Já estou a um bom tempo nessa música, estudando ela junto com outros métodos. Ótima para tocar em duetos e com mais instrumentos. Na gringa, ela é usada mais na entrada da noiva em casamentos do que a famosa Marcha Nupcial de Mendelssohn. Evoluí bastante com ela, tanto em leitura como em técnicas de ligadura e terceira posição.
"Cânone em Ré Maior é uma obra de câmara do compositor alemão Johann Pachelbel. Nessa peça, agora famosa, três violinos tocam o cânone (cada parte entrando com a mesma música a dois compassos de intervalo), enquanto um baixo contínuo executa uma passagem de fundo curta e simples de oito notas repetida sucessivamente, no caso, cinquenta e quatro vezes. O tema é bem simples, começando com notas longas e lentas, tornando-se então mais rápido e mais ornamentado à medida que progride.
Embora a música de Pachelbel fosse bem vista na época, esse pequeno cânone permaneceu um tanto obscuro até recentemente, conquistando seu atual status como marco do repertório clássico apenas no fim da década de 1970. Foi adaptado para orquestras completas para quarteto de cordas, como obra para teclado solo e em incontáveis outras versões incluindo remixes pop e rock como o famoso Canon Rock."
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário