Quem sou eu

Minha foto
Asiático, violinista e sonhador.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vingança

"Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais."

Essa é a definição de vingança segundo a Wikipédia. Hoje em dia eles falam de vingança com outras palavras. Sempre que escuto a palavra "retaliação" me lembra guerra ou terrorismo. Naquelas notícias tipo "Israel ataca a Palestina em retaliação ao atentado com carro bomba e outros ataques suicidas". Já em noticiários sensacionalistas, o comum é substituírem por "acerto de contas". Fulano foi morto e a policia suspeita que a causa do crime foi acerto de contas! A vingança meio que se confunde com a justiça "O senso primitivo do justo" como disse a filósofa Martha Nussbaum.

Lembro na escola quando ensinaram sobre o Código de Hamurabi, mais precisamente sobre a Lei de talião (dai vem a palavra retaliação) onde consistia a máxima "olho por olho dente por dente"! A professora tinha dado um exemplo do tipo se fulano tacar uma pedra em você, pela lei de talião, meu direito era tacar uma pedra nele de volta. Na época me pareceu uma coisa justa "pagar na mesma moeda". Mas depois me convenceram que antigamente a justiça não era cega como hoje, que ela não ve sexo, raça, trabalho, credo religioso e convicções políticas! Bom, não vou falar de anarquismo agora. Afinal, a Deusa Themis está vendo... ops ouvindo tudo!



























No Japão feudal os samurais mantinham a honra de sua familia ou clã através do katakiuchi (敵討ち), assassinato vingativo. Na máfia italiana eles denominavam Vendetta como a guerra entre famílias. Mas Vendetta, que significa vingança mesmo, era usada desde a Idade Média era uma sequência de ações e contra-ações motivadas por vingança que são levadas a cabo ao longo de um extenso período de tempo por grupos que buscam justiça. Popularmente conhecido por "rixa"!!

Se pensarmos bem, muitos heróis dos quadrinhos são motivados pela vingança! O Batman, tirando o da série dos anos 60 que era meio viadinho, sempre perseguiu criminosos mais pela vingança, do que para ajudar os indefesos. O Justiceiro, que sempre buscou fazer justiça com as próprias mãos (sem trocadilhos). Homem-Aranha, Wolverine, Blade... Parece que a vingança é um bom motivo para largar tudo e dedicar a vida em função dela. Como o "V" do HQ dos anos 80 "V de Vingança" (foto)



























Quando penso em vingança já me vem a cabeça Quentin Tarantino. Os filmes dele, não só tratam dela, mas no prazer de prática-la. Em Kill Bill conta a saga da noiva em busca de vingança e da filha. Também é tema em Pulp Fiction, À prova da Morte, O Albergue. Esses dias assisti o último filme dele " Bastardos Inglórios". Para variar fala não só de vingança, mas uma vingança histórica! Soldados judeus-americanos se juntam no objetivo de "pagar na mesma moeda" as torturas causadas pelos nazistas durante a guerra. Eles não apenas matam, mas torturam e com prazer! Digno de um filme do Tarantino.



5 comentários :

  1. Obrigada pelo comentario Jef :)
    vou escrever algumas coisas em inglês mas, nãos e preocupe vai ter muito mais em português pelo menos eu acho haha.
    Depois de ler teu post, realmente fiquei a pensar.. como a vingança está em muitas coisas que a gente passa batido, por exemplo nos ´herois dos quadrinhos...
    Belo post Jef
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu ri aqui do seu comentário hahaha pois é foi bem marcante este filme, futuramente eu digo pq aqui no blog.
    hahahahaa verdade melhor tu não correr esse risco, espera o filme sair do cinema e ir pras locadoras, dai tu chora sozinho no conforto do teu lar!

    bjuss
    ;***

    ResponderExcluir
  3. HAHA verdade, dois times tricolores né?
    mas não, fluminense não! hahaha
    e tu torce pro algum?

    ResponderExcluir
  4. E ae Jef!Agora tb tenho um blog!hehehe
    Cara acredita que eu ainda não vi esse filme?Mas ouvi falar bastante sobre.Filme bom tem que ter vingança..hehehe
    abrass

    ResponderExcluir
  5. Pois é... é com tudo isso que surge as experiencias né?

    ta sumido!

    ;***

    ResponderExcluir