Quem sou eu

Minha foto
Asiático, violinista e sonhador.

sábado, 10 de julho de 2010

Musicoterapia

Assistindo a 6ª temporada de House, escutei essa expressão " musicoterapia". Em inglês Music Therapy. Achei interessante e resolvi saber mais a respeito. Antes fiquei devaneando sobre o assunto. Pensei na música como um remédio. Se prescrito de forma certa pode sanar o problema de uma pessoa. E mais ainda, em como uma prescrição errada resultaria. No caso de um remédio, existe diferença entre um antidepressivo, um antibiótico e um laxante. Seria o mesmo com música? Você briga com seus pais escuta "Pais e Filhos". Tem uma desilusão amorosa escuta aquelas músicas de fossa. Particularmente já estabeleci trilhas sonoras para cada estado de espirito.(tenho amigos que fazem até listas). Agora mesmo, escrevendo, estou escutando música "Por una cabeza - instrumental". Quando não consigo dormir sei as músicas certas para dormir. Tem aquelas músicas que você escuta e faz voltar o passado, como uma máquina do tempo. Tem músicas que você escuta e faz lembrar pessoas e lugares. Talvez seja um hipocondríaco musical. Será que escutar música errada, agrave mais o problema?





















Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)























Também me imaginei sendo um musicoterapeuta ajudando pessoas e tals. Mas então li que além de boa vontade precisa-se ter o conhecimento da anatomia e fisiologia humana, psicologia, filosofia e noções de expressão artística, expressão corporal, dança, técnicas grupais e métodos de educação musical como o Método Orff ou o Método Kodály. No meu ponto de vista, tocar ou aprender um instrumento já é uma terapia, assim como um desafio. Não sei se para quem escuta seja o mesmo. Aliás, umas plantas aqui em casa começaram a morrer depois que comecei a tocar violino hehe


























O dia do musicoterapeuta é comemorado no Brasil em 15 de setembro.


3 comentários :

  1. Adorei essa comparação que tu fez com remedios! Genial!
    penso da mesma forma, cada música tem um momento certo pra gente...!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sabia que existia nome para isso e muito menos uma profissão.Mas acho interessantíssimo como a musica meche com o ser humano.A musica pode ser usada para definir um humor,definir uma sensação e até mesmo curar doenças!Muito tri!
    Quem sabe quando tu ficar pro no violino tu começa a fazer as plantinha crescerem!hehehe
    abrass

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAa tu viuuu quanta coisa sobre ruivos.. tem muito mais.. e o mais bacana é ter um evento! haha.. verdade nunca parei pra pensar como os ruivos combinam com o outono... sempre penso no inverno ^^ haha

    bjusss
    ;***

    ResponderExcluir