Quem sou eu

Minha foto
Asiático, violinista e sonhador.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Filmes Didáticos

Ultimamente estava pensando no meu tempo de escola. E mais precisamente nos filmes que os professores utilizavam para explicar a matéria.

No começo, lembro vagamente, quem mais usava filmes era minha professora de inglês. Como eramos crianças, os filmes que ela nos passava era mais para divertir. O propósito dela era nos fazer assistir filmes legendados para acostumarmos com diálogos em inglês. Mas, na época, achava um saco por não conseguir ler tudo e ao mesmo tempo acompanhar a trama. Agora vejo que isso foi muito bom para minha formação. Lembro de ter assistido apenas dois filmes, talvez tenha sido mais, "O Rei Leão" e "K-9 um policial bom para cachorro".

Mais tarde, no ginásio, os filmes foram ficando mais sérios e eu com mais facilidade em ler legendas. Minha professora de história passou, para explicar sobre o feudalismo, o filme " Coração Valente". (SPOILER) O mais engraçado foi todos, no final do filme, olhando um para o outro para ver quem estava chorando. Aliás me surpreendi vendo alguns valentões da escola chorar pelo Mel Gibson gritando "liberdade".

Nessa mesma escola assisti um filme, que esse sim me marcou, sobre aborto. Chamava-se "O Preço de uma escolha". Não lembro que professora passou, talvez a de ciências. Mas lembro da reação de alguns colegas de classe. Confesso que em algumas partes não tenha conseguido olhar para a tela. Antes de passar o filme, alguns colegas se retiraram porque a religião deles não permitia. Durante o filme, alguns sairam da sala por passar mal. Curiosamente quem saiu da sala vermelho e quase vomitando. Era um moleque que, antes, estava tirando sarro do filme e dando risada. Mais tarde tive uma experiência parecida quando fui tirar carta e passaram aquele video de acidentes de trânsito.

























Terminei o Ensino Fundamental, mudei de escola e de cidade. Na escola nova, os professores eram mais velhos. Alguns aposentados. Lembro do meu professor de história; ex-padre e ex-policial. Lembrava um pouco o Sean Connery ou o Lima Duarte. Falavam que era comunista, mas nunca provaram. Resumindo: antes de entrar na escola minha irmã mais velha, que tinha estudado antes nessa escola, descreveu ele como "louco". Voltando aos filmes, recordo de ter passado dois.
Cidadão Kane, um filme de 1941 do Orson Welles considerado um clássico. Até hoje pretendo assisti-lo. Por não ter enxergado a legenda na sala de video, acabei dormindo durante o filme.
A Onda (The Wave), filme 1981 feito para tv, baseado em fatos reais. A interpretação dos atores não é lá essas coisas. Fizeram um remake desse filme pouco tempo atrás. Só que é uma versão alemã chama-se Die Welle. Ótimo filme sobre o nazismo. Tem ele inteiro no youtube em 5 partes. No final de cada video terá as outras partes relacionadas.





Meu primeiro professor de português no colegial era muito bom em ensinar literatura, mas não eficaz em explicar gramática, que era o forte da minha segunda professora de português. Que era carinhosamente apelidada de Hitler. Sua técnica consistia em dar provas ditadas e a cada erro de português tinha que se escrever duzentas a trezentas vezes a palavra errada, dependendo do grau de absurdo do erro. Já o primeiro professor gostava de dar aulas ao ar livre. Às vezes era debaixo das árvores, no pátio ou na escadaria. Achava interessante e criativa a idéia. Até ele passar um filme, que aliás passou mais vezes, e descobri de onde tirou essa idéia.
Sociedade dos Poetas Mortos, filme que ele passou para explicar sobre o Arcadismo ou Neoclassismo. "Carpe Diem" e "Fugere Urbem" e tals. Ótimo filme. Mesmo esquema do outro video só que esse não tem legenda. Capiche?



2 comentários :

  1. Interessante essa ideia de pensar nos filmes que nossos professores passaram na época da escola.. acho que eu não conseguiria lembrar de todos..

    sociedade dos poetas mortos.. eu amo esse filme!!! teve uma época que eu assistia ele sempre.. mas só em metades.. inteiro mesmo acho que 1 ou 2 vezes...

    ResponderExcluir
  2. O Jé muda o fundo ae! Eu não consigo ler haha quando começo não consigo evitar de ficar olhando esse padrão com todo esses quadradinhos e que não estão equilibrados. Quebra essa ae vai...rs.

    ResponderExcluir